Foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira (15) pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) a suspensão da medida que obrigava o uso do aplicativo transportador de animais – tal medida seria válida só a partir de julho, mas foi suspensa antes mesmo de entrar em vigor.
De acordo com a portaria que criou o aplicativo, os transportadores de animais e demais profissionais da área teriam que se cadastrar no programa, desenvolvido pela própria Iagro. Porém, nos primeiros usos, em caráter de adaptação e teste, houve problemas.
Assim, vários produtores e profissionais reclamaram da situação para as entidades que os representam, sendo que a Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) formalizou reclamação e a Iagro, assim, resolveu suspender a obrigatoriedade.
Agora, o aplicativo passará por ajustes técnicos antes que volte a ser novamente obrigatório para o setor. "Tivemos uma reunião com o secretário Jaime [Verruck, chefe da Semagro] e com o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e decidimos pela suspensão da obrigatoriedade do aplicativo", explica o diretor da Iagro, Daniel Ingold.
Ingold ressalta que o aplicativo será mantido, mas sem data para se tornar obrigatório novamente. "Vamos continuar melhorando o aplicativo e fazendo ajustes técnicos, garantindo a ampliação do conhecimento e uma adaptação do produtor a tecnologia", acrescenta.