O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apreendeu 97 quilos de peixes em filés que estavam estocados em três estabelecimentos comerciais de Três Lagoas. A apreensão faz parte de uma operação dos fiscais em Três Lagoas e região que visa coibir a compra de peixes sem procedência declarada durante o período de defeso.
Três Lagoas
Ibama apreende 97 quilos filés de peixe em Três Lagoas
Operação é realizada em bares e restaurantes da cidade e visa coibir a pesca predatória
Conforme o fiscal do Ibama, Werneck Almada, coordenador das três equipes que estão atuando na cidade e região do Bolsão, na terça-feira, foram fiscalizados seis estabelecimentos comerciais. Desses, três apresentaram irregularidades. “Nesses estabelecimentos, maioria bares e restaurantes, não havia nota fiscal mostrando a origem do pescado. Além disso, ele já estava cortado em filés, o que impede saber se os exemplares estavam dentro da medida permitida por lei”, completou o fiscal. Os outros três estabelecimentos estavam dentro da lei.
O volume da apreensão foi considerado alto pelo fiscal. Levando em consideração que o filé é a parte nobre do peixe e representa apenas 30% dele, o Ibama estima que estivessem falando de cerca de 300 quilos de peixes comercializados sem a devida documentação necessária.
Todo o material apreendido foi doado, no final da tarde daquele mesmo dia, para o abrigo Poço de Jacó, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A escolha deve-se ao fato que, por estar cortado em filés, o peixe pode ser consumidos pelas crianças sem riscos dos espinhos.
CONTINUAÇÃO
A operação do Ibama segue em Três Lagoas pelo restante da semana. A meta, informou Almada, era vistoriar cerca de trinta restaurantes da cidade. “O que queremos é evitar que, durante o período de piracema, os comerciantes comprem peixes sem origem, o que, consequentemente, reduz a captura de pescado irregularmente”, completou o fiscal.
Ao todo, a operação conta com a participação de três equipes, distribuídas na região. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o Ibama na tarde de ontem, mas foi informada que, até o fechamento desta edição, as equipes ainda não haviam encerrado as fiscalizações.