A Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis de Mato Grosso do Sul (Ibama-MS) conquistou o primeiro lugar em todo o País em números de atendimentos a denúncias da linha verde.
Essas denúncias são feitas diretamente pela população através do site do Ibama Nacional (www.ibama.gov.br/linhaverde), pelo telefone (0800-61-8080), diretamente na Ouvidoria ou em cada uma das superintendências estaduais e nos escritórios regionais do Instituto de Meio Ambiente, como o existente em Três Lagoas.
No Mato Grosso do Sul, as principais denúncias encaminhadas ao Ibama e apuradas, em 2009 e nos primeiros dois meses deste ano, foram questões relacionadas a desmatamentos irregulares, caça e captura ilegal de animais silvestres, pesca predatória e produção ilegal de carvão. Também figuram entre as principais denúncias casos de corte ilegal de árvores, degradação ambiental, invasão e exploração de áreas de preservação ambiental e maus tratos de animais domésticos e silvestres.
No ano de 2009, a Ouvidoria do Ibama encaminhou para investigação e apuração dos fatos 149 denúncias da população. Só em 2010, já foram encaminhadas 18 denúncias.
A chefe da Ouvidoria do Ibama de Mato Grosso do Sul, Gilza Sa lomão, informou que foram encaminhadas 98% das denúncias recebidas.
Segundo ela, mais de 76% das denúncias foram apuradas pelas áreas técnicas.
“Essa conquista e esse índice de denúncias encaminhadas e apuradas demonstra o alto grau de interlocução do Ibama com a população e a sociedade sul-mato-grossense”, observou o superintendente do Ibama-MS, David Lourenço.
Segundo ele, os números demonstram também o alto grau de valorização que a Superintendência do Ibama-MS tem dado à participação da população na proteção ambiental da natureza em nosso Estado.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa