O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 32 vagas para cursos de graduação, em Três Lagoas, para os candidatos que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de março no site da instituição. No total são 93 vagas distribuídas em quatro cidades do estado.
Além de Três Lagoas, as vagas são para Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã. Serão cinco opções de cursos superiores de Tecnologia (Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos e Sistemas para Internet), além de licenciatura em Química.
Para Três Lagoas, o IFMS oferece 15 vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 17 de Sistemas para Internet, sendo todas no período noturno. São 8 vagas de licenciatura em Química para a cidade de Coxim, como também 13 de tecnologia em sistemas de internet. Há também quatro vagas para tecnologia em alimentos.
Já para a cidade de Nova Andradina, são 28 vagas de tecnologia em produção de grãos. Ponta Porã recebe 8 vagas de tecnologia em agronegócio.
Parte das vagas é reservada a candidatos do ensino público. Dentro dessas vagas há ainda cotas para aqueles que comprovarem renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo e/ou se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
Candidatos residentes na área de abrangência dos campi, inscritos na ampla concorrência, podem utilizar o bônus local. Por meio dele é possível obter um acréscimo de 20% sobre a nota do Enem. A relação dos municípios contemplados pode ser conferida no edital da seleção.
Seleção
Será por meio da pontuação obtida no Enem. O candidato precisa ter tirado nota acima de zero na redação e nas demais áreas do conhecimento. As notas serão consultadas diretamente na base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado preliminar está previsto para o dia 14 de março. As matrículas ocorrem nos dias 21 e 22 do mesmo mês.
O processo seletivo foi aberto a partir das vagas remanescentes após a realização das chamadas regulares e lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).