O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove nesta terça-feira (22), o II Dia da Consciência Indígena. O evento será realizado de forma online gratuitamente, com transmissão ao vivo pelo Youtube, e será organizado através dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do IFMS.
O evento terá início às 8h, com cerimônia de abertura e mesa-redonda sobre a importância das retomadas dos territórios tradicionais para as crianças indígenas Guarani e Kaiowá.
Os temas a serem abordados incluem, entre outros; grafismos indígenas e pinturas corporais; desenvolvimento capitalista, trabalho e resistência indígena; povos indígenas do Mato Grosso do Sul; os direitos territoriais indígenas na Constituição de 1988; a tese do Marco Temporal e a população Laklãnõ; reflexões sobre os desafios dos povos indígenas no Espírito Santo; a luta pelos direitos humanos dos povos indígenas; e os povos indígenas e suas respostas às crises da contemporaneidade.
De acordo com Patrícia Palmieri, Coordenadora do IFMS de Três Lagoas, o dia do evento foi escolhido para homenagear uma tribo indígena, em específico uma cacíque que teve o seu neto atropelado.
"Escolhemos este dia para homenagear a cacíque Daminhana, que teve seu neto atropelada. O dia do índio é comemorado em 20 de janeiro, porém, o IFMS em questão de respeito as origens indígenas, optou por manter este evento no dia 22 de março. Este ano o evento está em sua segunda edição, e nós teremos palestras onde abordaremos a perda de terra deles no territorio brasileiro, cultura indígena, além de palestras sobre a cultura, conquistas e desafios desse povo" disse Patrícia.
Segundo patrícia, o assunto é pertinente e relevante, ja que o estado é ocupado em sua grande parte pela população indígena.
"Queremos repassar aos acadêmicos essa importância de manter a origem, e a importancia de preservarmos e respeitarmos essa cultura indígena em nosso estado", contou Patrícia.
Estarão entre os palestrantes, docentes do IFMS, que abordarão as experiências práticas com a temática indígena em sala de aula, além de representantes de diferentes instituições de ensino, parceiras do evento, como Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade de Lisboa.
A programação completa está disponível na página do evento. Haverá certificado de participação para os inscritos.
O II Dia da Consciência Indígena recebe apoio financeiro institucional para sua realização por ser um dos contemplados pelo Edital 066/2021, de fomento a atividades de extensão no IFMS.
Confira a reportagem completa: