Apesar de boa parte da população ser favorável e levantamentos apontarem que existe a necessidade, a implantação do Estacionamento Rotativo não deve ocorrer nesse ano. Segundo a diretora do Departamento Municipal de Trânsito, Creuza Ramos, a princípio, a administração municipal, trabalha no sentido de aguardar a conclusão das obras do contorno ferroviário e consequentemente a retirada dos trilhos e a revitalização da área da Esplanada da Noroeste do Brasil (NOB) para decidir sobre a instalação da Zona Azul.
Três Lagoas
Implantação da Zona Azul deve aguardar retirada dos trilho
Novas vagas de estacionamento estão previstas com a revitalização da NOB
De acordo com a diretora, com a revitalização da área da NOB está previsto, inclusive na nova Lei do Plano Diretor, um espaço nesse local específico para estacionamento. Por esse motivo, segundo ela, existe uma preocupação da prefeita no sentido de implantar a Zona Azul agora, e depois não ser bem utilizada. “Depois da revitalização será criado um bolsão de estacionamento nessa área da NOB, com isso vai desafogar os estacionamentos na área central. Então, essa é a preocupação. Faz se uma licitação agora e, depois, daqui um, dois anos, a empresa constata-se que não terá lucro com o Estacionamento Rotativo”, explicou.
Entretanto, Creuza disse que é complexo afirmar que a Zona Azul só seria implantada depois da retirada dos trilhos. “Vai depender muito dos estudos. Temos que analisar, por exemplo, quantas vagas seriam criadas nessa área da NOB, e se essa quantidade resolveria a falta de vagas no Centro. Dependendo, pode ser que seja implantado antes, mas ainda não temos uma definição”, destacou.
Em fevereiro desse ano, o Departamento Municipal de Trânsito iniciou um estudo visando à implantação do Estacionamento Rotativo em Três Lagoas. No quadrilátero que abrange a avenida Rosário Congro até a Capitão Olyntho Mancini, e da Filinto Müller a Eloy Chaves, constatou-se que existem 2.813 vagas disponíveis. Desse total, 1.719 são para carros, 1.053 para motos, 12 para idosos, oito para deficientes físicos, e 21 outras que se destinam a casos especiais.
Creuza, por sua vez, disse que é favorável a implantação do Estacionamento Rotativo. Ela entende que, mesmo depois da destinação desse espaço na NOB para estacionamento, acredita que ainda haverá a necessidade da Zona Azul. “Eu particularmente acho que existe a necessidade em razão da quantidade de pessoas que adquirem veículos todos os meses em Três Lagoas”, comentou.
Atualmente, Três Lagoas conta com 64.956 veículos cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). No entanto, segundo Creuza, considerando a frota flutuante, o número de veículos circulando pelas ruas da cidade chega a 70 mil.