Já está na fase final o trabalho para implantação das câmeras de vídeo monitoramento, que funcionarão via rádio. De acordo com o tenente-coronel do 2° Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, Wilson Sérgio Monari, os postes já foram instalados e a maioria das caixas e rádios de monitoramento também. “Falta apenas a parte elétrica, que está com o serviço um pouco atrasado, mas a empresa concessionária de energia elétrica afirmou que até a próxima semana já terá resolvido essa parte”, explicou o comandante.
Ainda segundo Monari, são mais de 30 pontos de monitoramento e, cada um demanda um projeto para justificar o consumo de energia, já que funciona como se fosse um semáforo.
O comandante citou que, a empresa que instalou os postes afirmou que o passo seguinte é a instalação das câmeras. “A expectativa é que a inauguração ocorra dentro do previsto, no dia 30 de junho”, comentou.
Vale lembrar que, a Polícia Militar é que ficará responsável pelo sistema que funcionará 24 horas por dia.
Além de prevenir crimes, as câmeras possibilitam a prisão da pessoa no ato do crime, e ainda ajudam na investigação, já que é possível identificar o criminoso a partir das características.
Funcionamento
Uma central de monitoramento será montada para que a PM possa acompanhar em tempo real as câmeras. Ao visualizar uma atitude suspeita ou mesmo um crime, os policiais acionarão a equipe que estiver mais próxima do local e ainda poderão consultar todo o banco de dados da polícia, como número de placas de veículos e outros, que possam ajudar na identificação do suspeito.