Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 20, a Escola Municipal Joaquim Marques de Souza que passou por reforma completa e ampliação. As aulas no prédio foram retomadas desde terça-feira, dia 18 de novembro.
O investimento total foi de R$ 1.975.309,50 e compreendeu a reforma completa de todos os setores da Unidade e a construção de três novas salas de aula, além de novo estacionamento, cobertura, banheiros e pátio. “Essa é a recompensa aos professores e alunos que batalharam para melhorar essa Escola. Estou feliz em estar aqui, pois meu compromisso, como prefeita e também como professora, é com a educação. Esse novo ambiente proporcionará o melhor desempenho dos nossos alunos que já são destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, comentou Marcia Moura.
A diretora da Unidade, Roselice Lima, enfatizou como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi solicita ao atender seus pedidos. “Hoje é um dia feliz! Nada disso seria possível sem o empenho dos nossos professores, funcionários, alunos e a atenção do Professor Mário Grespan, que sempre quando necessário nos ouviu e se fez presente nessa jornada”, disse.
No total foram reformados e ampliados mais de 1700 metros quadrados, sendo que todo o espaço respeita as Normas Nacionais de Acessibilidade. “Esse é um ambiente promissor, pois sabemos da importância de ter bons locais de estudo para nossos alunos. Acompanhei essa escola desde quando nasceu, época onde não havia quase nada. No entanto, hoje estamos aqui nesse ambiente arejado, moderno e agradável de estar”, enfatizou Mário Grespan, secretário Municipal de Educação.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Nuna Viana, que indicou da reforma da Escola quando vereador ressaltou a necessidade da reforma. “Essa unidade estava em situação precária, com essa reforma os alunos estão bem acomodados e os professores com melhores condições de trabalho. Temos que parabenizar a Marcia Moura pelo empenho e preocupação”, disse.
Em conjunto com a solenidade de inauguração da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, o Instituto International Paper (IIP) realizou o 1º Workshop do Projeto Natureza e Corpo.
Segundo Glaucia Farias, coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da International Paper (IP), o projeto visa a conscientização de jovens para a importância da natureza e a sua devida preservação. “Temos responsabilidades sociais e realizando esse projeto junto aos alunos da Escola Joaquim Marques, cumprimos esse dever, haja vista que esses são o futuro da nossa sociedade”, ressaltou.
No total, em 2014, a ação já atendeu mais de 1.500 alunos levando exposição de brinquedos feitos com material alternativo, troca de experiências sobre ervas medicinais – que podem ser usadas em casa – apresentação musical, contação de histórias, túnel dos sentidos, apresentação da horta e entregas de mudas de árvore.
Além da prefeita, Marcia Moura, também estiveram no evento o secretário Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Walter Dias; secretária Municipal de Saúde, Eliane Brilhante; secretário Municipal de Trânsito, Milton Silveira; secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Garcia; secretária Municipal de Planejamento, Carmen Goulart; secretário Municipal de Planejamento, Luciano Dutra; vereador Rialino (PBDM), vereadora Sirlene da Saúde (PROS); vereador Adão da Apae (PMDB); vereadora Vera Helena (PMDB), vereadora Marisa Rocha (PSB), além de funcionário , diretores e alunos da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho que apresentaram número de dança na abertura do evento.