Veículos de Comunicação

Levantamento

Incra fará “varredura” em assentamentos e vai retomar lotes irregulares

Objetivo é verificar a situação dos lotes para fazer a regularização fundiária

Levantamento nos assentamentos terá início na próxima semana  - Arquivo/JP
Levantamento nos assentamentos terá início na próxima semana - Arquivo/JP

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso do Sul vai iniciar na próxima semana um levantamento dos assentamentos do Estado. O objetivo é verificar a situação dos lotes. Os que estiverem irregulares- que foram ocupados sem autorização do órgão- serão retomados, segundo informou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Lagoas, Jenir Neves.

Na sexta-feira (8), inclusive, o superintendente do Incra no Estado, Humberto de Mello Pereira, visitou os assentamentos da região do Bolsão, entre eles, os dois de Três Lagoas, o Pontal do Faia e 20 de Março.

Segundo Jenir Neves, a intenção do Incra é fazer a regularização fundiária. “Os que estiverem regularizados o Incra pretende providenciar a titularização, os que estiverem irregulares, que forma vendidos, ocupados por pessoas que não tinham a autorização, serão retomados”, destacou Jenir .

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dos 69 lotes do Assentamento 20 de Março, 17 estão irregulares. Já em relação ao Assentamento Pontal do Faia, dos 45 lotes, cerca de dez estão ocupados de maneira errada.

A ocupação irregular dos lotes é um problema que ocorre, não apenas nos assentamentos de Três Lagoas, mas em outros, em todo o Estado.

Segundo Jenir, o presidente do Incra informou que, além desse levantamento, o órgão pretende dar continuidade e acompanhar os projetos que preveem melhorias para os assentamentos, como liberação de recursos para a construção das casas, entre outras questões.