O índice de roubos e furtos caiu consideravelmente em Três Lagoas, após praticamente um mês de funcionamentos da Central de Operações e Monitoramento por Câmara da Polícia Militar. Segundo dados do 2º Batalhão da PM de Três Lagoas, o mês de julho apresentou uma redução de 21,2% de furtos na cidade.
Ao todo, foram instalados 35 postes para sustentar as câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do município. De acordo com comandante do 2º BPM, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, mesmo inaugurado no dia 17 de julho, o sistema de monitoramento já funcionava desde o começo do mês, como teste.
ÍNDICES
O índice de furtos foi ainda menor na área central de Três Lagoas, onde está concentrado o maior número de câmaras de monitoramento, com redução de 45,2%, comparado ao mês de junho.
A taxa de roubo também teve queda de6,25% no geral, e na área central a redução foi de 25.
A central de monitoramento também possibilitou aumento no número de prisões. Em junho,23 pessoas foram presas pela prática de furtos e roubos, enquanto que no mês passado o número subiu para 31 prisões.
Dessas prisões, três casos foram específicos por meio da Central de Monitoramento. Os casos foram de furtos de uma loja de materiais para construção, furto de baterias automotivas e de bicicletas, todos com a prisão dos suspeitos.Porém, Monari ressaltou que as câmaras estão auxiliando, de várias formas, na solução de casos.
“A central de monitoramento acaba inibindo os bandidos. Esse é o principal benefício para população.Além disso, conseguimos identificar e abordar pessoas em atitudes suspeitas. Nesse um mês de monitoramento, conseguimos flagrar várias de uso e tráfico de drogas, na Lagoa Maior, por exemplo”, finalizou o comandante.
POSTES
Se com os índices de violência anda tudo conforme o planejamento, pela Polícia Militar, uma situação chama a atenção. Em menos de um mês da implantação da Central de Monitoramento, dois postes foram danificados por acidentes de trânsito.
TABELA
Índices criminalidade, comparado ao mês de junho de 2015:
FURTOS
Geral – 21,2%
Área Central – 45,2%
ROUBOS
Geral – 6,25%
Área Central – 25%
PRISÕES
Junho – 23
Julho – 31