Veículos de Comunicação

Saúde

Novo levantamento do índice de infestação de dengue em Três Lagoas descarta risco de surto

Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia

Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia - Arquivo/JPNews
Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia - Arquivo/JPNews

Nesta segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Sms) de Três Lagoas, por meio da equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (Lira) referente ao mês de julho de 2022.

Pelo levantamento divulgado, o Índice de Infestação Predial (Iip) do mês pde julho é de 0,7%, ou seja, dos 2.998 imóveis visitados pelos Agentes de Endemias foram encontrados 22 depósitos positivos em 21 dos imóveis que possuíam focos do vetor.

Segundo critérios de avaliação, adotados pelo Ministério da Saúde, existem 3 faixas do índice quanto ao extrato do Lira. Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia, com casos esporádicos; de 1 a 3,9% é considerado um alerta e, a partir de 4%, risco iminente de surto e epidemia.

O coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, recomenda atenção redobrada no combate ao mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. “Recomendamos a população que não deixe água parada em nenhum local. Precisamos continuar contribuindo com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, além dos locais públicos e terrenos baldios”, finalizou.