Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Índice de queimadas aumenta e bombeiros registram 134 focos de incêndio

Número de registros já é a metade do que foi atendido pelo Corpo de Bombeiros em 2015

É proibido atear fogo em lixo, matas, quintais e lavouras no município - Arquivo/JP
É proibido atear fogo em lixo, matas, quintais e lavouras no município - Arquivo/JP

O índice de queimadas no perímetro urbano aumenta em Três Lagoas, com 134 ocorrências de focos de incêndio já registradas pelo Corpo de Bombeiros, desde o início do ano. O número corresponde a metade do que foi atendido pelas equipes do 5º Grupamento de Bombeiros Militar da cidade, durante 2015, em terrenos baldios, pastagens e áreas de vegetação.

As queimadas estão ocorrendo em diversos pontos do município e, no último sábado (2), por exemplo, equipes foram acionadas para combater quatro focos em localidades diferentes. O calor e o tempo seco aumentam os riscos de incêndios que se intensificam no mês de abril. A temperatura média em Três Lagoas tem ficado em 36ºC, nas duas últimas semanas.

“A quantidade de registros é considerada alta e também está associada ao período de estiagem e pelo intenso calor na região”, observa o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, o tenente-coronel Leandro Mota de Arruda. A região da Segunda Lagoa, Vila Piloto, área do lixão, Vila Verde, são pontos atendidos pelos bombeiros e que constantemente registram queimadas, segundo Arruda.

Ele explica também que a maior parte dos incêndios é intencional e visa acabar com o mato ou lixo encontrado em terreno baldio. “O fogo, muitas vezes, é ateado por vizinhos do local abandonado, que querem acabar com o mato que está ali”, pontua.

Na tentativa de reduzir os incêndios, o Corpo de Bombeiros firmou parceria com órgãos ambientais, incluindo Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o Ministério Público Estadual para maior rigor na fiscalização de terrenos abandonados nos bairros. Os proprietários das áreas são multados pela falta de limpeza, o que contribui na diminuição dos focos de calor.

O efetivo da Corporação é formado por 62 bombeiros que, além de Três Lagoas, atendem os municípios de Água Clara e Brasilândia. O comandante ressalta que os servidores da área administrativa também poderão auxiliar no combate às chamas e, se necessário, haverá equipes especiais para  atuar contra as queimadas na região. 

Multas

Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 376,24.

Prevenção

Para evitar o risco de incêndios, o Corpo de Bombeiros orienta a não lançar pontas de cigarro pela janela de veículos quando trafegar por rodovias, não jogar lixo em terrenos baldios e ruas – latas de metal, cacos e garrafas de vidro podem se aquecer com o sol e dar origem à queimadas e não queimar lixo e folhas secas em terrenos baldios.