Além de gerar emprego e renda, a indústria contribuiu significativamente para o aumento populacional e para a arrecadação do município. Em 2005, por exemplo, Três Lagoas tinha 80 mil habitantes. Agora, somos 123 mil moradores. Em 2004, o município tinha um orçamento de R$ 60 milhões, e neste ano, saltou para R$ 700 milhões.
O incremento no número de habitantes e na arrecadação é fruto da industrialização, segundo o vereador Antônio Empeke Júnior, o Tonhão (MDB), que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico, na primeira gestão do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB. Tonhão, que é vereador desde 2004 em Três Lagoas, acompanha o processo de industrialização da cidade.
Todo projeto de incentivos fiscais, como doação de área para as indústrias, precisa passar pelo Legislativo. Tonhão destacou que todo o desenvolvimento da cidade teve o envolvimento da Câmara. “A indústria que solicita os incentivos não se instala se não tiver o aval dos vereadores. Então, a Câmara tem um papel importante no desenvolvimento de Três Lagoas”, ressaltou.
De acordo com o vereador, além dos empregos diretos e indiretos e contribuir para a arrecadação do município, a industrialização possibilitou ainda a chegada de outros investimentos na cidade, como o shopping center, por exemplo. “Por causa das indústrias, outras pessoas vêm para cidade e isso faz com que o município cresça, prospere e receba outros investimentos”, destacou.