Veículos de Comunicação

Alerta

Infestação de escorpiões ataca 42 moradores de Três Lagoas

Tempo seco tem ajudado na aparição animal peçonhento

Escorpião conhecido como ‘amarelo’ é o que mais ataca na região - Reprodução/TVC
Escorpião conhecido como ‘amarelo’ é o que mais ataca na região - Reprodução/TVC

O calor intenso e o tempo seco tem gerado uma situação preocupante: o ataque de escorpiões, em Três Lagoas. Somente neste ano, 42 pessoas foram atacadas, em diversos pontos da cidade. A maioria das vítimas foi parar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em outros hospitais da cidade para o tratamento adequado.

Os escorpiões têm vida noturna e se alojam onde podem encontrar proteção, como em entulhos, restos de materiais de construção, madeiras, telhas e até mesmo na rede de esgoto. Popularmente conhecido como escorpião-amarelo é um dos mais venenosos e o que tem aparecido em maior número em cidades da região.

OCORRÊNCIAS

Esse escorpião pode chegar a sete centímetros de comprimento. Em caso de surgimento de escorpiões, o Centro de Controle de Zoonoses pode ser acionado. Equipes da unidade vão até o local para captura e orientação. Levantamento feito pelo setor revela que, em 2020, ao menos 89 ocorrências de ataques de animais peçonhentos foram registradas. Desse total, 42 casos envolvem escorpiões.

As demais são decorrentes de picadas de abelhas, aranhas e cobras. Entre os meses de janeiro e julho as equipes vistoriaram 100 imóveis na cidade. 

Em Três Lagoas, somente o Hospital Auxiliadora é a unidade médica que disponibiliza  todos os tipos de soro. Não há nenhum tipo de inseticida ou produto de combate a esses animais peçonhentos. 

É importante chamar o Samu pelo fone 192 ou Corpo de Bombeiros – 193, ou levar o paciente até o hospital.