Veículos de Comunicação

Educação

Início do primeiro semestre letivo de 2016 começará quatro meses atrasado na UFMS

Período de greve dos professores de instituições federais em todo o país influenciou no calendário acadêmico dos alunos

Greve durou quase quatro meses e a reposição das aulas deste semestre terminam em 2016 - Arquivo/JP
Greve durou quase quatro meses e a reposição das aulas deste semestre terminam em 2016 - Arquivo/JP

A greve dos professores e técnicos administrativos das instituições federais em todo o Brasil atingiu a vida escolar de muitos alunos. Em Três Lagoas não foi diferente. Foram quase quatro meses de aulas paralisadas e atraso no segundo semestre do ano letivo de 2015 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas. O prejuízo para alguns será as aulas em período de férias de verão, já para outros será o adiamento da colação de grau.

O calendário acadêmico prevê, em tese, que as provas finais ocorram até o término do semestre e a colação de grau nos meses de agosto e janeiro. Mas neste ano, não haverá este cumprimento. A informação é do portal da Universidade.

O período de reposição das aulas do segundo semestre deste ano letivo, conforme a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMS informa em seu site, que teve início no último dia 13 à nível estadual e está prevista para encerrar somente no dia 30 de abril de 2016. As aulas no campus de Três Lagoas, no entanto, não retomaram nesta data. Vale lembrar que a greve na unidade local terminou no dia 14 deste mês.

O calendário deve obedecer ainda ao recesso acadêmico de 21 a 31 de dezembro e férias de 2 a 16 de janeiro. O calendário prevê a retomada das aulas no dia 18 de janeiro até 30 de abril.

A previsão para o início das aulas do primeiro semestre de 2016, tanto dos calouros quanto dos veteranos, é dia 16 de maio.

A colação de grau dos alunos que estão matriculados no último semestre do curso deve ocorrer, de acordo com o regulamento da UFMS, 30 dias após a data limite para lançamento de notas e faltas no sistema. Segundo o novo calendário da instituição, este prazo termina no dia 7 de maio do ano que vem.