Os radares e lombadas eletrônicas que estão em fase de instalação em Três Lagoas só entrarão em funcionamento depois de serem vistoriados pelo Inmetro, segundo informou o secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira. Ele não soube precisar quando que isso vai acontecer. A instalação dos equipamentos começou ser feita no mês passado pela a empresa Perkons S/A, que também ficará responsável pelo gerenciamento do serviço.
A instalação dos equipamentos é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS). O município não terá gerenciamento sobre a fiscalização eletrônica, sendo de total responsabilidade do Detran, que assumirá o ônus e bônus. A finalidade dos equipamentos, segundo o secretário de Trânsito, não é a de arrecadar, mas sim fazer com que os condutores diminuam a velocidade em alguns locais para evitar os excessos.
Os equipamentos foram instalados no conjunto semafórico da avenida Capitão Olyntho Mancini, cruzamento com a avenida Filinto Müller. Na rua Elviro Mário Mancini, cruzamento com a avenida Capitão Olyntho Mancini também foi instalado um. As lombadas eletrônicas também estão sendo instaladas na avenida Rosário Congro, na rua Egídio Thomé e na avenida Capitão Olyntho Mancini, na baixada do Jardim Alvorada, próximo a escola Maria Eulália Vieira.
Os radares instalados nos semáforos terão a finalidade de coibir o avanço de sinal, excesso de velocidade e desrespeito a faixa de pedestre. Já a as lombadas eletrônicas terão a finalidade de coibir o excesso de velocidade.