As inscrições para o programa CNH Social começam nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, em Mato Grosso do Sul. Cerca de cinco mil pessoas devem ser beneficiadas por ano com acesso gratuita a primeira habilitação nas seguintes categorias: A (1.180 vagas), B (mil vagas) e AB (2.570 vagas), além de 250 vagas para pessoas com deficiência. Os interessados têm até o dia 6 de abril para fazer a inscrição.
Os custos com a habilitação pagos através do programa, o que inclui aulas práticas e teóricas, além das taxas do Detran. O selecionado tem acesso a tudo de graça.
O total de vagas foi dividido entre as regiões do estado, levando em consideração o número de habitantes. Confira:
- 1.650 para Campo Grande
- 800 para Dourados e região
- 300 para Naviraí e região
- 300 para Três Lagoas e região
- 300 para Ponta Porã e região
- 250 para Paranaíba e região
- 250 para os municípios da região da Capital
- 250 para Corumbá e Ladário
- 250 para Nova Andradina e região
- 250 para Aquidauana e região
- 200 para Jardim e região
- 200 para Coxim e região
Para participar é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal antes do dia 19 de fevereiro de 2022 e possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até dois salários mínimos, saber ler e escrever e também morar em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos.
As pessoas que já cometeram crime ao volante, tenham a CNH ou permissão para dirigir cassada vão perder o direito ao benefício. O mesmo vale para quem tiver processo no RENACH aberto ou forneça dados incorretos na inscrição.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site https://www.detran.ms.gov.br/, onde vai encontrar o ícone “CNH MS Social”. Após isso, o Detran-MS deve publicar em até 30 dias a lista com os candidatos aprovados. Os selecionados devem então se apresentar em uma agência do Detran de Mato Grosso do Sul levando o documento de identificação original utilizado para fazer a inscrição.