Seguem abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para professores temporários na Rede Estadual de Ensino. Os selecionados vão constituir o Banco Reserva de Profissionais para a Função Docente Temporária. Eles poderão ser convocados em regime de suplência, a partir do ano letivo de 2024.
As inscrições começaram na sexta-feira (1º) e seguem até o dia 7 de dezembro. Elas podem ser efetuadas exclusivamente via internet, no site do Instituto Avalia.
Poderá participar do Processo Seletivo Simplificado todo profissional que tenha a habilitação com licenciatura, componentes curriculares e modalidades especificadas no item 2 do edital e que, cumulativamente, preencha os requisitos constitucionais e legais exigidos para a designação em função de confiança ou a nomeação em emprego público, cargo efetivo ou cargo em comissão no Estado de Mato Grosso do Sul.
O professor efetivo já pertencente ao Quadro Permanente de Pessoal da Rede Estadual de Ensino (REE) poderá participar do Processo Seletivo Simplificado e, se aprovado, compor o Banco Reserva de Profissionais, podendo ser convocado, desde que a somatória da carga horária total, incluindo a convocação, não ultrapasse o limite de 50 horas semanais. Não haverá a cobrança de taxa para inscrição e participação de candidatos.
Cotas
Ao candidato que no momento da inscrição se declarar pessoa com deficiência (PCD), negro ou indígena, que desejarem participar do Processo Seletivo Simplificado, de acordo com as condições e procedimentos especificados no edital, será reservada a cota de 5%, 20% e 3%, respectivamente, das convocações realizadas, de acordo com os componentes curriculares, modalidades e município de opção do candidato no ato da inscrição, observando as legislações pertinentes.
Etapas
O Processo Seletivo Simplificado será composto de quatro etapas. A primeira será o período de inscrições, de 1º a 7 de dezembro, na segunda etapa a realização da Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas no dia 17 de dezembro e com duração de três horas. Já a terceira etapa será de Avaliação Curricular (Prova de Títulos), de caráter exclusivamente classificatório, a partir do dia 12 de dezembro
Já a quarta etapa será de procedimento de Validação e de Avaliação Presencial dos candidatos autodeclarados pessoa com deficiência, negros ou indígenas, com convocação para entrevista, a partir do dia 3 de janeiro de 2024. A classificação final será publicada no dia 1º de fevereiro de 2024.