Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Instituto realiza raio X da Prefeitura de Três Lagoas

Objetivo é ver como funciona e o que precisa ser melhorado

Intenção da prefeitura é identificar problemas, inclusive na área da saúde - Elias Dias
Intenção da prefeitura é identificar problemas, inclusive na área da saúde - Elias Dias

O Instituto Aquila de Gestão Ltda está realizando um raio X de como funciona e do que precisa ser melhorado na Prefeitura de Três Lagoas. Segundo a prefeita Márcia Moura, a ideia é que esta empresa de consultoria possa apresentar dados e soluções para melhorar o atendimento nas repartições públicas do município.

A empresa foi contratada em novembro do ano passado, pelo valor de R$ 1,9 milhão para realizar serviços técnicos especializados de consultoria para levantamento de oportunidades financeiras em ganhos de gestão, bem como desenvolvimento de cultura de foco em resultados e melhoria contínua por meio da implantação de um Programa de Modernização da Gestão na Prefeitura de Três Lagoas.

Segundo a prefeita, o instituto já começou os trabalhos, inclusive, dando prioridade a área da saúde. A empresa, de acordo com Márcia, já tem alguns levantamentos e resultados do que já foi realizado. Uma das metas a ser executada pela prefeitura será a informatização das unidades de saúde que serão interligadas. “Se o paciente for em um posto de saúde será possível saber se ele já foi consultado em outro, se já pegou medicamentos, enfim , vamos modernizar e, com isso, proporcionar melhorias na área da saúde”, adiantou a prefeita.

De acordo com a prefeita, este trabalho de consultoria se faz necessário, principalmente neste momento delicado em que o cenário econômico atravessa. Além disso, destacou que esse levantamento será necessário para a administração municipal definir metas e executá-las neste ano do centenário de Três Lagoas.

Márcia Moura já adiantou que, a partir do dia 2 de fevereiro haverá mudanças no Setor de Compras da prefeitura. Isso se faz necessário, conforme ela, para melhorar, inclusive a questão de compras de medicamentos, por exemplo. Entre as novidades a serem implantadas também é de que a prefeitura deverá realizar as compras através de pregões utilizando o Banco do Brasil.Depois do Carnaval a prefeita disse que pretende mostrar à imprensa novos dados apresentados pelo instituto.

EXAMES

No início desta semana, alguns pacientes reclamaram que não estava havendo a coleta de materiais nos postos de saúde para a realização de exames. Segundo o diretor da Secretaria de Saúde, Ricardo Gonçalves, realmente o Laboratório Municipal não estava realizando os exames por falta de alguns reagentes, mas o problema já foi resolvido.

Segundo ele, por ser início de ano, houve a necessidade de aprovação de orçamento para que a empresa emitisse novas notas fiscais. Por esse motivo, houve um atraso para a empresa entregar os materiais, e que culminou na não realização de exames por uma semana.