Veículos de Comunicação

Manutenção

Internos iniciam limpeza de novo prédio da Unei, em Três Lagoas

Obra que custou R$ 8 milhões deve entrar em funcionamento apenas no final do ano

Internos do Centro Penal  iniciaram a limpeza e manutenção do prédio - Ana Cristina Santos/JP
Internos do Centro Penal iniciaram a limpeza e manutenção do prédio - Ana Cristina Santos/JP

Após divulgação do estado de abandono em que se encontra um prédio construído da Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora, de Três Lagoas, o governo do Estado lançou uma limpeza do local. No dia 9 de julho, o JPNews publicou o abandono em que se encontra o prédio que custou R$ 8 milhões.

A unidade, inaugurada em dezembro de 2014, nem entrou em funcionamento, mas foi arrombada diversas vezes por ladrões, que furtaram toda fiação elétrica e por vândalos que quebraram portas e janelas.

Nesta terça-feira (19), dez internos do Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (CPITL), unidade masculina de regime semiaberto de Três Lagoas, iniciaram a limpeza e manutenção do prédio.

O trabalho faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) – por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) – e o Poder Judiciário, que autorizou a liberação dos internos para os serviços.

De acordo com a Agepen, por questões estruturais e falta de efetivo, a nova unidade, com capacidade para 70 vagas, ainda não foi ativada. A previsão é de que, até o final do ano, o prédio entre em funcionamento.

Segundo o diretor da Unei, Marcelo Tabone, a intenção é que os reeducandos do semiaberto atuem também em serviços de reformas do espaço, assim que o processo de licitação para a compra de materiais for concluído.

Ainda de acordo com Tabone, um posto da Polícia Militar será ativado, em breve, na unidade para garantir a manutenção dos trabalhos e para evitar que ocorram depredações.