Veículos de Comunicação

Obras

Investimento na Hidrovia Tietê-Paraná beneficiará transporte de carga de Três Lagoas

Governador de São Paulo autorizou obra que irá beneficiar escoamento de produção de Mato Grosso do Sul

 Intervenção na Hidrovia Tietê-Paraná beneficiará transporte de cargas do MS - Fotos: A2img/Ciete Silvério
Intervenção na Hidrovia Tietê-Paraná beneficiará transporte de cargas do MS - Fotos: A2img/Ciete Silvério

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou nesta segunda-feira (28) a licitação das obras de ampliação do Canal de Nova Avanhandava, no trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná, em Ilha Solteira.

A intervenção beneficiará o transporte de cargas por um dos principais corredores de exportação do país, que atende diretamente os Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais,Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em especial Três Lagoas. A fabricante de celuloso Eldorado Brasil, por exemplo, utiliza a hidrovia para transporte de sua produção.

De acordo com a assessoria do governo paulista, o investimento previsto nas intervenções é de R$ 289,6 milhões, que fazem parte do Programa de Modernização da Hidrovia.

Tal melhoria possibilitará maior flexibilidade na operação das hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira sem interferir na navegação, uma vez que as embarcações compartilham o mesmo espaço físico das barragens das usinas hidrelétricas, construídas com o conceito de aproveitamento múltiplo das águas. A intervenção que será realizada no canal de navegação no reservatório de Três Irmãos, proporcionará a ampliação de 2,4 metros de sua profundidade em 10 quilômetros da hidrovia.

"Essa hidrovia é estratégica para o meio ambiente, porque tira caminhão da estrada, tinha óleo diesel e melhora a logística. Com isso, o custo de transporte chegar a 30% mais barato. Além disso, a hidrovia irá gerar competitividade, desenvolvimento e emprego", declarou o governador.

A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em julho deste ano. A empresa que vencer o certame será responsável pela execução dos serviços dentro do prazo de 29 meses.