O avanço da medicina no tratamento e no combate ao surgimento de doenças é constante e não dá descanso a pesquisadores e profissionais da saúde. Com a odontologia não é diferente, com evoluções constantes e, a maioria delas, pautadas pela tecnologia de estudos e do desenvolvimento de métodos.
Com o objetivo de estimular o interesse pelo avanço tecnológico da odontologia três-lagoense é que a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Três Lagoas e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul realizaram a 1ª Jornada Odontológica da cidade, com cerca de 60 dentistas. A presidente da ABO da cidade, Lilian Carriço, disse acreditar que a promoção de eventos do tipo é primordial para o avanço de conhecimentos.
Com o tema central “A odontologia do futuro em nossas mãos”, foram promovidos quatro dias de palestras e debates sobre como o tratamento da saúde bucal deve estar sempre atualizado. Os temas foram desde a biossegurança dentro de um consultório, com abordagem nos cuidados com a higiene e esterilização correta dos utensílios, até casos de tratamentos dentários sem o uso do metal. A evolução da fotografia e recursos digitais, essenciais no diagnóstico e avaliação prévia do estado de cada paciente, e conceitos pioneiros em guia cirúrgica, explanada pelos próprios criadores deste conceito, também foram debatidas.
O QUE É?
Guia cirúrgica é uma importante ferramenta para o posicionamento correto das fixações de implantes dentários, visando a uma perfeita inter-relação protético-cirúrgica.
Os palestrantes Eder Rangel e Keuler Rangel são professores em Uberlândia e criadores do conceito disponível apenas em grandes centros. “Profissionais locais ficaram empolgados com a possibilidade de poderem executar este trabalho aqui na cidade. É mais rápido, mais em conta para o paciente e mostra o quanto a odontologia em Três Lagoas evolui”, comentou Jackson Signor, organizador da jornada.
As vantagens de oferecer o serviço de guia é a melhora do custo-benefício ao paciente, com mais agilidade no procedimento cirúrgico de implantação dentária e a garantia do tamanho e fixação no implante. “Mostrar aos dentistas de Três Lagoas que se trata de um investimento benéfico à comunidade é a nossa principal intenção com esta jornada”, pontua o especialista.