Depois de trabalhar por mais de 20 anos para terceiros, José Muniz, resolveu abrir a própria empresa, a Muniz Materiais para Construções, que completará 13 anos de funcionamento em Três Lagoas. Recentemente, o empresário investiu alto para melhorar o ambiente da loja, e oferecer mais conforto e novos produtos para os clientes. O empresário, nascido em Três Lagoas, afirma que o setor da construção civil continua aquecido e aconselha as pessoas continuarem investindo em imóveis. Na entrevista especial da semana, o Jornal do Povo conversa com o empresário José Muniz, que conta um pouco de sua trajetória na cidade e dos projetos futuros.
Jornal do Povo- Depois de trabalhar por mais de 20 anos para terceiros, o senhor decidiu abrir sua própria empresa?
José Muniz- Eu trabalhei por cinco anos na Mateco, depois trabalhei por 20 anos na Guaporé, que nem existe mais. Mas, em 2002, tomei uma decisão, com tanta experiência no ramo, fui buscar a minha independência, como todos os empresários que começam dessa forma. Eu nasci em Três Lagoas, acompanhei a evolução desse comércio. Antigamente, as pessoas tinham que ir para fora para conseguir um emprego, hoje não, a cidade oferece muitas oportunidades.
JP- Qual a avaliação que o senhor faz da loja Muniz?
Muniz- Em novembro vamos fazer 13 anos de empresa. Quando eu comecei fiquei imaginando como seria quando a loja completasse 10 anos. Hoje, somos a primeira em Três Lagoas, e a 8ª loja no Estado que mais vende. No Estado, eu só perco para as grandes redes. A pontuação da nossa loja é maravilhosa, fiquei feliz com as indústrias me parabenizando, me entregando pontuação… Eu esperava isso quando a loja tivesse uns 20 anos, mas pela nossa dedicação, e conhecimento, estamos logrando êxito. Sempre digo que, o que a gente planta, a gente colhe. Hoje, tanto eu, como minha família, estamos colhendo. Abrimos mais um segmento no ramo de alimentação, que também está sendo um sucesso. Então, a gente fica feliz com tudo isso, principalmente nós, que somos de Três Lagoas.
JP- Quantos empregos vocês geram em Três Lagoas?
Muniz- Mais de 80 empregos diretos. Fico contente por isso, por sermos de Três Lagoas e estarmos proporcionando oportunidade para várias pessoas.
JP- Qual a avaliação que o senhor faz do ramo da construção civil?
Muniz- Sou sempre otimista. Acho que nos momentos de crise é que a gente tem que mostrar otimismo e não recolher, como acontece com algumas empresas. As empresas que acreditam, acabam vendendo e sobressaindo. É na hora da crise que você tem que trabalhar redobrado , incentivar os funcionários, e juntos ir buscando forças com os fornecedores, assim o trabalho multiplica. Apesar de algumas situações no país, posso dizer que não estamos sentindo essa crise, estamos mantendo. Três Lagoas deu uma estagnada, mas acreditamos que as obras da UFN III serão retomadas, assim como a ampliação das fábricas de celulose. Não tenho dúvidas de que Três Lagoas vai continuar crescendo, e estamos apostando nisso.
JP- Mesmo diante do atual cenário econômico, a Muniz investiu e ampliou sua loja ?
Muniz- Sim, fizemos um grande investimento, aumentamos a loja e muitas pessoas estão elogiando. Praticamente construímos uma loja dentro da outra. Mas ainda bem que deu certo, e a loja ficou muito bonita. Agora, pretendemos fazer um trabalho de divulgação para conquistar clientes de outras regiões. Muitas pessoas saem de Três Lagoas para comprar produtos em outras cidades, e nós queremos que essas pessoas comprem aqui, em Três Lagoas. Estamos trabalhando com novos produtos, showroom, por exemplo. Hoje não existe a necessidade das pessoas comprarem fora. Enfim, ficou uma loja voltada para todas as classes. Queremos manter a loja sempre cheia e atender todos os tipos de clientes. Muitos arquitetos que vêm aqui, estão surpresos com a nossa loja e queremos atrair pessoas de toda a região.
JP- Mesmo sem uma grande obra em execução na cidade, a gente percebe que as construções não pararam, isso também contribui para as vendas, né?
Muniz- Sim. Os financiamentos do Programa Minha Casa, Minha vida, contribui bastante, pois tem muitos projetos em andamento e muitas pessoas construindo. Três Lagoas é uma cidade diferente das outras. O que a gente percebe é que o setor da construção civil continua aquecido.
JP- Na sua opinião, ainda compensa as pessoas investirem em construção?
Muniz- Sim, é um dos investimentos que vale a pena. Eu, inclusive, vou investir na construção de casas para revender e alugar. É um investimento muito seguro. Sempre oriento as pessoas a investirem em imóveis.
JP- Você tem pretensão em expandir, em abrir mais lojas ?
Muniz- Tenho pretensão de expandir aqui na cidade. Talvez eu construa outra loja do outro lado da linha, na avenida Clodoaldo Garcia e uma terceira próximo ao Corpo de Bombeiros, onde temos uma central de distribuição. Daí, ficaríamos com três lojas. Primeiro, quero terminar a construção que começamos aqui, conquistar clientes na região e, depois, no ano que vem, dar início aos novos projetos e construir, pelo menos, mais uma loja.
JP- Qual a avaliação que você faz de Três Lagoas que completa 100 anos em junho?
Muniz- De uns dez anos para cá, Três Lagoas é outra cidade. Tem muitas coisas que precisam ser melhoradas, principalmente na infraestrutura, na segurança, na saúde, mas estamos sempre acreditando e temos que sempre colaborar. Eu sempre estou colaborando com o esporte, inclusive ajudo escolinhas, e sempre que posso, converso com a prefeita, com os secretários, enfim, estamos sempre contribuindo com a cidade.