O Dia do Exército Brasileiro é celebrado em 19 de abril como homenagem à primeira batalha dos Guararapes, em 1648. A data leva em consideração essa batalha porque ela é entendida como o momento em que surgiu uma força de defesa do Brasil.
Em Três Lagoas, o exército realizou a formatura, uma cerimônia simbólica que relembra a história do Exército Brasileiro, como destacou o capitão Otávio da Silva, comandante da Terceira Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas. "A Terceira Bateria de Artilharia Antiaérea está presente em Três Lagoas desde 2017, mas ela veio transferida do Rio Grande do Sul da cidade Uruguaiana. É unidade histórica e atua na defesa antiaérea contra vetores áureos inimigos, defendendo estruturas e tropas, essa é a nossa missão", explicou.
O evento marcou os 376 anos do Exército Brasileiro, que é uma força militar fundamental para a segurança do país. O exército está presente em Três Lagoas desde a década de 40. A instituição já foi unidade de Cavalaria e Infantaria. Depois, foi para especialidades antiaérea.
A bateria de artilharia aérea opera materiais de alta complexidade tecnológica, com um Centro de Operações Antiaéreo, como a utilização de um radar "saber m60", de fabricação brasileira, para monitoramento aéreo, e também a operação de um míssil telecomandado, de fabricação sueca.
Há várias maneiras de ingressar no exército brasileiro, como por meio de concursos, cursos preparatórios e alistamento obrigatório. Em 2024, 65 novos soldados já ingressaram no exército em Três Lagoas.
Além de possibilitar uma carreira militar, o exército também atua em ações na comunidade, como projeto "Soldado Cidadão", "Pelotão Mirim" e "Forças no Esporte" em parceria com a prefeitura, instituições de ensino e sociais do município, para incentivar e qualificar novos militares.
O exército tem uma organização administrativa que se chama regiões militares, subordinadas aos comandos militares. Ao todo, há 12 regiões militares espalhadas pelo território brasileiro.
Confira na reportagem abaixo: