A 5ª etapa do projeto “Encoleira Cão”, que tem como objetivo implementar coleiras impregnadas com deltametrina no combate à Leishmaniose canina no município, iniciou nesta terça-feira(5). O trabalho é realizado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, em parceria com o Ministério da Saúde.
Participam do projeto cães dos moradores dos bairros Santa Júlia, Vila Alegre e Santa Rita. A equipe realiza exames de sangue e a implantação de coleiras nos cães, retornando a cada seis meses às residências para acompanhar os casos, com limite de até 8 ciclos semestrais para comparar a eficácia do tratamento com a coleira contra a Leishmaniose.
Cada etapa tem duração média de 15 a 30 dias para concluir a troca das coleiras dos pets atendidos, dependendo das condições climáticas para a realização das visitas, que ocorrem no horário de expediente da prefeitura. A administração informa que aqueles moradores que participam do projeto e não foram encontrados durante as visitas dos agentes públicos, haverá plantão aos sábados para atender as residências não vistoriadas, a data será divulgada em breve.
INFORMAÇÕES
Além do telefone do CCZ (67) 99251-1668, os moradores, que estão nas regiões abrangidas pelo estudo podem obter mais informações sobre a ação no site da prefeitura.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas