O setor automotivo é tradicionalmente dominado por homens, mas, isso não significa que as mulheres não possam se destacar nele. A crescente visibilidade de mulheres influentes neste campo inspira uma nova geração de profissionais femininas. O tema abordado no quadro A Casa é Sua, do programa TVC Agora, Canal 13.1 HD. Em alusão ao “mês das mulheres”, a equipe de reportagem foi às ruas de Três Lagoas saber um pouco mais sobre a participação feminina no segmento.
A CEO de uma empresa de vistoria veicular, Camilla Cantadori, contou que se formou em Direito, exerceu a profissão, porém não se identificou na área. Desde os 16 anos, trabalha com o pai no ramo automotivo. “Foi algo que aconteceu naturalmente e fui me apaixonando por esse segmento”.
Camilla relatou também que já passou por situações em que ao sair com o marido para tratar de assuntos de trabalho, funcionários de outras lojas abordaram o assunto e ao descobrirem o conhecimento dela sobre o mundo automotivo, se espantaram.
A gerente de uma concessionária de motos, Emely Veneno, compartilhou que iniciou na loja há 15 anos como vendedora externa e que já tinha paixão pelo veículo de duas rodas. “Quando vim para Três Lagoas, abri o jornal e vi uma oferta de emprego para vendas. Queria um desafio novo e encontrei essa opção”, completou.
Emely ressaltou que também passa por situações em que é recebida com espanto pelas pessoas ao saberem sua área de atuação e seu conhecimento sobre o setor, não só homens, mas mulheres também.
A gerente aproveitou e deu uma dica para mulheres que, assim como ela, possuem interesse nessa área. “As mulheres são frágeis sim, mas tem um jeito diferente, um perfil para trabalho que hoje precisamos, mais humana. Agarre as oportunidades, existem bastante. A busca é conquistar e cuidar da nossa família, darmos o melhor para eles”.