Nesta terça-feira (26), o quadro ‘A Casa é Sua’ do programa TVC Agora, do TVC HD, Canal 13.1, trouxe uma conversa importante sobre transplante capilar. O especialista no assunto, Luciano Velame, tricologista e especialista em transplante capilar, esteve presente para esclarecer dúvidas e falar sobre o impacto que esse procedimento tem na autoestima das pessoas.
Uma das perguntas mais comuns é sobre a dor do procedimento. Segundo o médico Luciano, a cirurgia não é dolorosa, pois é feita com anestesia local. “A maior parte dos pacientes não sente nem as pequenas ‘furadinhas’ iniciais”, explica o especialista. Esse alívio quanto à dor é um grande alívio para quem está com receio de enfrentar o procedimento.
Natural do Amazonas, Velame se especializou em São Paulo e, devido à alta demanda de pacientes de outras cidades, como Três Lagoas, abriu uma clínica para atender a região. Além da clínica em Três Lagoas, ele também possui uma unidade em Araçatuba, e está em fase de expansão com a abertura de uma nova clínica em Marília.
O tempo do transplante capilar varia conforme a área a ser tratada. “Se for uma restauração nas entradas, pode durar de 4 a 6 horas. Já para casos maiores, como a chamada ‘giga sessão’, o procedimento pode durar entre 10 a 12 horas”, detalha Luciano.
O transplante de sobrancelhas também está em alta, principalmente entre as mulheres, que buscam recuperar o aspecto natural das sobrancelhas, após o uso de pigmentações que perdem o efeito estético com o tempo.
Luciano destacou que o transplante capilar é minimamente invasivo. Após o procedimento, o paciente pode retornar ao trabalho no dia seguinte, embora atividades físicas intensas, como academia, sejam recomendadas somente após 7 dias. A recuperação é rápida, e os cuidados pós-operatórios incluem orientações sobre o banho, exposição ao sol e o consumo de bebidas alcoólicas. “Após 7 dias, o paciente já pode consumir bebidas alcoólicas com moderação”, afirma o especialista.
Os fios transplantados não caem, pois são retirados de uma área doadora com código genético anti-queda. Entretanto, os fios naturais do paciente podem continuar caindo, sendo necessário um acompanhamento clínico para garantir o melhor resultado a longo prazo.
Os homens são mais comuns entre os pacientes que buscam o transplante capilar, principalmente quando a calvície já está mais avançada. Já as mulheres têm procurado o procedimento para corrigir as sobrancelhas e as entradas do cabelo. “A estética capilar está diretamente ligada à autoestima. O tratamento de calvície pode até ajudar a combater quadros de depressão relacionados à queda de cabelo”, enfatiza o médico.
Novidades e expansão
A clínica de Luciano Velame em Três Lagoas tem sido um sucesso, e em breve, ele estará expandindo ainda mais sua atuação com a inauguração de uma nova unidade em Marília. Além dos transplantes capilares, as clínicas Velame oferecem também procedimentos estéticos faciais, como cirurgia de pálpebras, nariz e lipoaspiração de papada.