O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados para atender um acidente de trânsito, na manhã desta segunda-feira (31), na rua Marcondes Garcia Leal, no cruzamento com a rua Elias Abraão (antiga rua José Correa da Silveira), no bairro Parque São Carlos, em Três Lagoas.
O acidente teria ocorrido por volta de 7h e envolveu um carro Toyota Corolla, e, um VW Gol. No local, foi necessário o apoio do Samu para atender um dos envolvidos no acidente, que reclamava de dores, provenientes da colisão.
Segundo as informações repassadas por moradores, o motorista do Gol seguia pela rua Elias Abraão, sentido bairro-Centro, e atravessou a rua Marcondes Garcia Leal, sem se atentar que a preferencial, são das ruas que fazem a ligação com a avenida Clodoaldo Garcia, com a rua Yamagut KanKit. O motorista do Corolla, seguia no sentido avenida Clodoaldo Garcia – rua Yamagut KanKit, e teria sido surpreendido pelo carro, que repentinamente entrou na frente.
O bairro Parque São Carlos foi recentemente asfaltado pela administração municipal. Porém, algumas sinalizações de trânsito ainda não foram finalizadas e se faz necessária a implantação de redutor de velocidade próximo à Escola Municipal Carlos Eduardo Zuque.
Após o término da primeira etapa das obras de melhorias no bairro, sendo das ruas Marcondes Garcia Leal e Das Marias, foi feito por parte da prefeitura a implantação de pintura de faixas, fixação de placas de orientação de fluxo, velocidade de parada obrigatória.
Já após o término das obras da segunda etapa de asfaltamento do bairro, sendo das ruas Marcondes Garcia Leal até a Manoel Antônio Jeremias, no bairro Guanabara, foram colocadas algumas placas de orientação, como a de Pare obrigatório. Apenas os cruzamentos das ruas Elias Abraão, Elias Mansur, Jamil Jorge Salomão com a rua Marcondes Garcia Leal, ficaram sem as placas de Pare, o que tem feito muitos condutores se confundirem com quem tem a devida preferencial e acabam avançando a Marcondes Garcia Leal, aumentando o risco de acidentes, como foi registrado nesta manhã.
Também existe o pedido de moradores das ruas em torno da Escola Municipal do Parque São Carlos a implantação de redutores de velocidade, nas ruas Marcondes Garcia Leal, Jamil Jorge Salomão, e Elias Mansur, devido o abuso de velocidade dos motociclistas e motoristas que não respeitam a área escolar.
Outro lado
Por meio de nota a prefeitura informou que o Departamento Municipal de Trânsito (DepTran) vai analisar os pontos citados e, assim que possível, deverá acionar a empresa responsável pela obra na região para que faça a devida sinalização. “De todo modo, é importante destacar que, o Código Brasileiro de Trânsito estabelece que, em cruzamentos não sinalizados, o motorista deve demonstrar prudência especial. Ele deve reduzir a velocidade e garantir que a travessia seja feita com segurança, sem risco para pedestres ou outros veículos. Além disso, a preferência de passagem é dada ao veículo que vem pela direita, conforme o artigo 29, inciso III”, consta trecho da nota.