No último fim de semana, os moradores de Três Lagoas notaram uma movimentação diferente no aeroporto da cidade. O motivo? Uma série de testes e inspeções de segurança foi realizada para garantir que o aeroporto continue operando com total eficiência e segurança.
Gislaine Medina Vida, gerente de segurança operacional do aeroporto, explicou que esses testes fazem parte de uma manutenção de rotina essencial para o funcionamento seguro dos sistemas de balizamento.
Entre os equipamentos avaliados, está o Precision Approach Path Indicator (Papi), um sistema de luzes que auxilia os pilotos a manterem o ângulo correto na aproximação para o pouso. Durante a inspeção, uma equipe de solo e uma equipe de voo realizaram a aferição das luzes, garantindo que o sistema está funcionando perfeitamente e foi aprovado com 100% de precisão.
Além disso, Gislaine comentou sobre planos para ampliar as operações no aeroporto. Hoje, ele não oferece voos por instrumentos (IFR), devido a obstáculos como hangares e uma antena que interferem na aproximação. No entanto, está em discussão uma parceria com o governo do Estado para remover esses obstáculos e, assim, viabilizar o início de operações IFR no futuro. As melhorias estão previstas para o final de 2025, após adequações estruturais no entorno da pista.
Atualmente, o aeroporto conta com três voos semanais e um adicional aos domingos, todos operados pela Azul Linhas Aéreas. Segundo Gislaine, a malha aérea de dezembro ainda está em fase de confirmação, mas deve manter a frequência atual, com voos regulares e alta taxa de ocupação.