A fanfarra da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas está de volta. Os ensaios acontecem todos os dias. A fanfarra é composta por alunos da APAE, jovens e adultos com algum deficit de intelecto, mas que estão super afinados com a bateria para não perderem o ritmo.
Na linha de frente, as meninas fazem o corpo correográfico, estudantes e o pelotão de bandeiras. Sob o comando do regente, os alunos mostram talento e o gingado com a música. São 43 alunos que estão ensaiando para a apresentação em uma data especial no calendário, 15 de junho.
Os ensaios estão mudando a vida desta turma que é muito talentosa, como explicou a diretora da unidade, Neuza Inácio. “Isso é uma meta da nossa gestão. Nós estamos reativando essa fanfarra, porque ela é uma alegria. Nossos estudantes adoram música. Foi uma surpresa quando abrimos as inscrições. Foram quase 100 inscritos”, contou.
Além do desfile cívico militar do aniversário de Três Lagoas, a fanfarra da APAE quer participar de outros eventos. Essa experiência de trabalhar com a música com os alunos foi uma grande surpresa para o regente, Gersino Francisco, mais conhecido como Caçapava.
"É uma aprendizado até para mim, junto com eles. A gente o esforço e a vontade deles. A banda para eles é tudo. É um trabalho vagaroso, pois uns assimilam rápido, outros têm um pouco de dificuldade, mas a gente consegue colocá-los para trabalhar", explicou Gersino Francisco.
A diretora da APAE de Três Lagoas nos contou que depois que a fanfarra voltou os alunos estão mais comprometidos com os ensinos. Eles levam a sério porque querem fazer bonito no desfile e nas apresentações. A primeira aconteceu no dia 11 de maio, quando APAE celebrou o dia das mães.
Confira na reportagem abaixo: