Veículos de Comunicação

corrida

Aos 63 anos, atleta é destaque no Pantanal

Atleta de Três Lagoas participou da 1ª Maratona do Pantanal e garantiu o quarto lugar

José Ricardo em um trecho alagado
José Ricardo em um trecho alagado | Divulgação

O atleta amador José Ricardo Moreira, de 63 anos, teve uma experiência única ao participar da 1ª Maratona do Pantanal, que aconteceu na região da Nhecolândia, em Aquidauana. A prova de corrida em trilha promoveu a integração do esporte com a natureza exuberante do maior bioma alagado do mundo, o Pantanal.

Foi nesse cenário exuberante que o atleta amador se desafiou em um dos percursos, os 21 km, da prova que contou com elementos naturais como jacarés, capivaras e aves. Mesmo sendo uma prova sem altitude, a chuva e as dez lagoas que os atletas tiveram que atravessar, tornaram a corrida desafiadora. “Foi uma experiência incrível correr. A gente viu capivara, tuiuiú, jacaré, porco-do-mato, e até uma onça-parda, porque fizemos um safári antes da corrida. Nunca mais vou esquecer dessa corrida”, destacou o atleta.

Aos 63 anos de idade, com artrose e ligamento cruzado lesionado na perna direita, José Ricardo tem dificuldades para andar, mas não desistiu das corridas de rua. Hoje, ele é uma figura carimbada nas provas de corrida em Três Lagoas, incluindo competições nacionais. Essa perseverança no esporte lhe garantiu o 4º lugar na classificação geral da meia-maratona. “Minha qualidade de vida mudou quando conheci esse esporte. No começo, a minha perna atrapalhou, mas hoje não mais. Quando terminei a corrida em quarto, deixando muito menino novo para trás, aí eles me respeitaram. Estou muito feliz, e que venham novas corridas”, ressaltou José Ricardo.