Veículos de Comunicação

Medo

Após ataque em Aquidauana, moradores do Cinturão Verde relembram aparecimento de onça-pintada

Família que presenciou a aparição do felino relata situação atual do local

Em novembro de 2023 pegadas do felino foram registrados na região, no lote da dona de casa, Maria de luz, o animal chegou bem perto do filho dela. Foto: Reprodução/TVC HD
Em novembro de 2023 pegadas do felino foram registrados na região, no lote da dona de casa, Maria de luz, o animal chegou bem perto do filho dela. Foto: Reprodução/TVC HD

A morte do caseiro, Jorge Ávalos, após ser atacado por uma onça no pesqueiro onde trabalhava, às margens do rio Miranda, no pantanal em Aquidauana, reacende o alerta para o aparecimento deste felino na região do cinturão verde, em Três Lagoas.

Em novembro de 2023 pegadas do felino foram registrados na região, no lote da dona de casa, Maria de luz, o animal chegou bem perto do filho dela. Na época muitos disseram que o animal que apareceu não era uma onça.

Dois anos depois, no mesmo lote, a dona de casa fica com suas duas meninas que brincam tranquilamente no terreno, mas pra quem ficou muito perto do bicho não tem dúvidas, de que realmente era uma onça. “Pelas pegadas que vimos, provavelmente era uma onça, apesar de terem vindo coletar amostras e dejetos, aí comprovaram que era de onça”.

Maria de Luz, lembra que o animal apareceu pela 1ª vez no seu lote numa manhã do dia 10 de novembro de 2023, por volta das cinco horas, os cachorros latiam muito forte tentando afastar o bicho, e foi o filho que ficou cara a cara com o felino.

A família soube da morte do caseiro em Aquidauana e reacendeu o medo de que a onça possa reaparecer novamente na região.

Alerta sobre o aparecimento da onça

O comandante da Polícia Militar Ambiental explicou a espécie de onça que apareceu no cinturão verde. Como a região fica muito próxima de uma área de preservação ambiental, não se descarta que na região possa ser habitat deste felino. “Tudo indica que é uma onça-pintada. Ela tem uma alteração genética que alguns espécimes possuem a coloração preta, mas se aproximar, pode-se observar a presença de pintas da onça-pintada mesmo”, completou.