Três Lagoas foi encoberta por uma nuvem de fumaça que atingiu todo o estado de Mato Grosso do Sul, vinda da Bolívia e do Paraguai, na terça-feira (8). No entanto, a previsão do tempo indica uma mudança climática com a expectativa de pancadas de chuva e até tempestades, que podem se estender até o dia 15 de outubro.
A Primavera tem sido rigorosa na cidade, com temperaturas superiores a 40°C e alertas de baixa umidade. Crianças e idosos são os mais afetados pelo clima quente e seco, segundo relatos da população.
Em resposta ao clima adverso, moradores de Três Lagoas adotaram medidas para aliviar o desconforto, como o uso de umidificadores, colocação de bacias com água ao lado da cama, inalações e lavagens nasais frequentes. A hidratação também se tornou prioridade, com destaque para o consumo de água e o tradicional tereré, que ajuda a enfrentar o calor extremo.
O meteorologista Natálio Abrão informou que as chuvas esperadas entre esta quinta-feira (10) e sexta-feira (11) poderão ter volumes significativos em curto intervalo de tempo, o que pode causar enchentes. “As chuvas devem se espalhar por todo o estado até o dia 15, em pontos isolados, com possibilidade de fortes tempestades e rajadas de vento. No entanto, as temperaturas não devem cair”, explicou Abrão.
Confira a reportagem:
Participe do grupo do JPNews no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular.