Durante o Bata Fest Rodeio, realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro em Bataguassu, artesãos do distrito de Nova Porto XV lançaram um catálogo que reúne suas peças produzidas ao longo dos últimos dois anos. A iniciativa teve o apoio do Sebrae MS e foi promovida durante uma Feira de Empreendedorismo no Parque da Juventude ‘Fernando Barbosa da Silva’.
O catálogo foi desenvolvido como parte do projeto ‘Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda’, realizado em parceria com a Suzano. O projeto oferece capacitação em áreas como precificação, vendas, marketing e gestão, e já beneficiou cerca de 45 artesãos da região. Além disso, resultou na criação de uma associação que visa fortalecer o setor artesanal local.
A gerente regional do Sebrae MS, Josi Signori, destacou que a iniciativa pode ampliar as vendas dos artesãos, não apenas em Bataguassu, mas também em todo o Brasil e no exterior. Para o prefeito de Bataguassu, Luiz Akira, o catálogo representa uma oportunidade para o município, que celebrará 71 anos de emancipação em 11 de dezembro.
Durante a feira, os artesãos exibiram e comercializaram produtos como esculturas de animais em argila, cestos trançados e acessórios feitos à mão. A participação no evento é vista como uma grande conquista pelos artesãos. Fabiana Batista, da Saboaria Fabi Esser, destacou que o catálogo representa o trabalho de todos e homenageou sua mãe, Alzira Esser, pioneira na área. Outros artesãos, como Rosemeire Machado e Euclides Alves, ressaltaram como o projeto ajudou a ampliar as vendas e melhorar a qualidade de suas produções.
O projeto também contou com a colaboração do designer Renato Imbroisi, que ajudou na criação de uma coleção exclusiva e no desenvolvimento do catálogo, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos produtos artesanais e facilitar a comercialização.
*Com informações do Sebrae MS