Veículos de Comunicação

Projeto

Artesãos de Bataguassu lançam catálogo para promover suas peças

Iniciativa trará mais visibilidade aos produtos artesanais do distrito de Nova Porto XV

Artesãos de Bataguassu lançam catálogo com peças autorais e celebram novas oportunidades de mercado
Artesãos de Bataguassu lançam catálogo com peças autorais e celebram novas oportunidades de mercado | Divulgação / Sebrae MS

Durante o Bata Fest Rodeio, realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro em Bataguassu, artesãos do distrito de Nova Porto XV lançaram um catálogo que reúne suas peças produzidas ao longo dos últimos dois anos. A iniciativa teve o apoio do Sebrae MS e foi promovida durante uma Feira de Empreendedorismo no Parque da Juventude ‘Fernando Barbosa da Silva’.

O catálogo foi desenvolvido como parte do projeto ‘Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda’, realizado em parceria com a Suzano. O projeto oferece capacitação em áreas como precificação, vendas, marketing e gestão, e já beneficiou cerca de 45 artesãos da região. Além disso, resultou na criação de uma associação que visa fortalecer o setor artesanal local.

A gerente regional do Sebrae MS, Josi Signori, destacou que a iniciativa pode ampliar as vendas dos artesãos, não apenas em Bataguassu, mas também em todo o Brasil e no exterior. Para o prefeito de Bataguassu, Luiz Akira, o catálogo representa uma oportunidade para o município, que celebrará 71 anos de emancipação em 11 de dezembro.

Durante a feira, os artesãos exibiram e comercializaram produtos como esculturas de animais em argila, cestos trançados e acessórios feitos à mão. A participação no evento é vista como uma grande conquista pelos artesãos. Fabiana Batista, da Saboaria Fabi Esser, destacou que o catálogo representa o trabalho de todos e homenageou sua mãe, Alzira Esser, pioneira na área. Outros artesãos, como Rosemeire Machado e Euclides Alves, ressaltaram como o projeto ajudou a ampliar as vendas e melhorar a qualidade de suas produções.

O projeto também contou com a colaboração do designer Renato Imbroisi, que ajudou na criação de uma coleção exclusiva e no desenvolvimento do catálogo, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos produtos artesanais e facilitar a comercialização.

*Com informações do Sebrae MS