O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou crescimento na coleta de células-tronco de medula óssea. Até novembro de 2024, foram realizadas 431 coletas, um aumento de 8% em relação ao total de 2023 (398). Em 2022, o número foi de 382.
Também houve crescimento no número de novos doadores cadastrados. Entre janeiro e novembro de 2024, 129 mil pessoas se registraram, comparado a 119 mil em 2022, segundo dados do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
O número de receptores cadastrados também subiu, passando de 1.637 em 2022 para 2.201 em 2023, e alcançando 2.060 até novembro de 2024.
De acordo com o Ministério da Saúde, o crescimento se deve a campanhas de conscientização e cadastramento realizadas em parceria com hemocentros e hemonúcleos estaduais. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) também contribui qualificando cadastros, fidelizando doadores e oferecendo suporte técnico ao Redome, que é o terceiro maior registro de doadores de medula óssea do mundo, com mais de 5,9 milhões de pessoas cadastradas.
O aplicativo Redome tem sido uma ferramenta útil, permitindo que doadores acessem informações, localizem hemocentros, realizem pré-cadastros e acompanhem o processo de doação. Ele também gera uma carteirinha digital para os doadores.
O transplante é essencial para tratar cerca de 80 doenças, incluindo leucemias, linfomas e outras condições graves do sangue e do sistema imunológico. Em muitos casos, os pacientes não encontram doadores compatíveis na família e recorrem ao Redome, onde cerca de 70% a 75% dos doadores compatíveis são localizados.
Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos (o cadastro permanece ativo até os 60), estar em boas condições de saúde e não ter doenças impeditivas. O candidato deve apresentar documento oficial com foto e comparecer ao hemocentro mais próximo para a coleta de uma amostra de sangue para exame de compatibilidade genética (HLA).
Caso o paciente não tenha doador compatível na família, o Redome realiza buscas no Brasil e no exterior utilizando tecnologias avançadas para cruzar informações genéticas. Se um possível doador é encontrado, ele é contatado para confirmar a disponibilidade e realizar exames adicionais.
*Com informações da Agência Brasil