Após registrar 18% de umidade relativa do ar e temperatura de 32,3°C, Três Lagoas foi classificada como cidade em estado de alerta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec). O relatório foi divulgado nesta terça-feira (18).
No país, outras duas cidades registraram esse mesmo índice nas últimas 24 horas, sendo Goiânia-GO e Barretos, no interior de São Paulo. Juntos, os três municípios foram considerados os mais secos do país, com índice de umidade do ar crítico para a saúde. (Veja tabela abaixo)
O município de Paranaíba-MS também faz parte do ranking dos municípios com menor índice da umidade relativa do ar. E em Campo Grande a umidade caiu para 27% durante a tarde, quando os termômetros registraram 31°C.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.
As consequências da baixa umidade do ar neste período do ano para a saúde humana são várias, como garganta seca, ardência nos olhos e problemas respiratórios, além de outros sintomas que causam fadiga e mal-estar. Por isso, a recomendação é ter alguns cuidados básicos como beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. As regiões pantaneira, bolsão e norte do estado também estão sob alerta.