Veículos de Comunicação

Leitura

Biblioteca Municipal Rosário Congro conta com mais de 41,6 mil exemplares de livros

O dia 09 de abril é marcado pelo Dia Nacional da Biblioteca

A primeira biblioteca em Três Lagoas foi fundada em 1946 na gestão do ex-prefeito, deputado estadual por quatro legislaturas e advogado, Rosário Congro. Foto: Reprodução/TVC HD
A primeira biblioteca em Três Lagoas foi fundada em 1946 na gestão do ex-prefeito, deputado estadual por quatro legislaturas e advogado, Rosário Congro. Foto: Reprodução/TVC HD

Na era tecnológica, com acervos virtuais e os famosos e-books, a quem diga que os livros em papel deixariam de existir. O dia 09 de abril é marcado pelo Dia Nacional da Biblioteca e, em Três Lagoas, a Biblioteca Municipal Rosário Congro, mantém as portas abertas ao público com mais de 41 mil exemplares de livros, revistas e periódicos.

Em tempos em que a tecnologia domina o dia a dia, ainda há aqueles que mantêm o hábito da leitura em papel, como a estudante Bianca Soares. “Eu leio desde os meus dez, onze anos. Já devo ter lido por volta de 120 livros. Atualmente, eu leio um livro por mês”, explicou.

Por gostar muito de ler, Gislaine de Matus, transformou a paixão em profissão. Há 15 anos ela trabalha como bibliotecária e atualmente é responsável pelo acervo de uma escola técnica, em Três Lagoas. “Eu comecei lendo gibis e aí fui para a faculdade de biblioteconomia e vi que era o meu lugar”, completou.

A História da Biblioteca em Três Lagoas

A primeira biblioteca em Três Lagoas foi fundada em 1946 na gestão do ex-prefeito, deputado estadual por quatro legislaturas e advogado, Rosário Congro. Ele morreu em 1963 e deixou um legado cultural à família, com mais de 13 livros escritos. Em homenagem, a biblioteca leva o seu nome.

Mas por três vezes, a Biblioteca Municipal Rosário Congro mudou de lugar. Até que em 30 de junho de 2011 foi reinaugurada na circular da Lagoa Maior.

Informações sobre Empréstimos e Atendimento

Quem tiver interesse em pegar empréstimo de livro na instituição é necessário apresentar comprovante de residência atual e um documento original com foto. O atendimento ao público é realizado durante uma semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.