O calendário anual de licenciamento de veículos em Mato Grosso do Sul termina no dia 31 de outubro de 2024. De acordo com dados atualizados em 16 de outubro, o estado possui uma frota de 1.816.729 veículos, dos quais 28,46% (516.990 veículos) ainda estão inadimplentes com o licenciamento de 2024.
O licenciamento segue um calendário escalonado, conforme o final das placas dos veículos. Em abril, venceram as placas com finais 1 e 2; em maio, foi a vez das placas com final 3; em junho, finais 4 e 5; em julho, as de final 6; em agosto, finais 7 e 8; e, em setembro, placas com final 9. Agora, em outubro, o calendário se encerra com as placas de final 0.
Como realizar o pagamento?
Os proprietários podem quitar a taxa de licenciamento em uma das agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) ou de forma online, acessando a aba “Consultar Débitos de Veículos”. Outra opção é usar o aplicativo “Detran MS”.
Em Três Lagoas, há duas agências do Detran. Uma delas fica localizada na avenida Rosário Congro, número 2811, no bairro Jardim Alvorada. O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Já a outra, fica localizada no Shopping Três Lagoas, na avenida Jamil Jorge Salomão, número 3807. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Após o pagamento, é importante verificar se o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) está atualizado para 2024. Isso pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV, seja na versão física ou digital, é um documento obrigatório e deve ser apresentado sempre que solicitado pelas autoridades de trânsito.
Consequências da inadimplência
Caso o veículo seja abordado em uma fiscalização sem o licenciamento em dia, o proprietário estará sujeito a uma multa gravíssima de R$ 293,47, além de somar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também pode ser recolhido ao pátio, caso o proprietário não consiga regularizar o pagamento da taxa na hora, por meio do talonário digital usado pelos agentes de trânsito.
*Com informações do Governo de MS