Na sessão ordinária de terça-feira (29), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas aprovou projetos de lei, entre eles, o aumento da margem de empréstimo consignado para servidores públicos aposentados. A medida, segundo a professora aposentada Marlene Bezerra, que acompanhou a votação, é fundamental para garantir que os aposentados possam enfrentar os custos elevados de itens essenciais.
O projeto, que agora segue para sanção do prefeito, permite que servidores aposentados tenham acesso a uma parcela maior de crédito consignado, uma forma de empréstimo com desconto automático em folha, que tende a ter juros mais baixos. Marlene destacou a importância dessa aprovação em um cenário de alta de preços, facilitando o acesso dos aposentados a recursos financeiros adicionais para cobrir despesas.
Além disso, os vereadores aprovaram outros dois projetos: um que prevê atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia e outro que regulamenta a distribuição de honorários advocatícios entre os procuradores jurídicos da Câmara, provenientes de atuação em processos no exercício da função. O projeto sobre fibromialgia, proposto pelo vereador Britão do Povão, garante que portadores da condição tenham prioridade de atendimento em estabelecimentos e órgãos públicos e privados, desde que devidamente identificados.
Agora, os projetos aguardam sanção do Poder Executivo para que possam ser implementados.