Veículos de Comunicação

Legislativo

Câmara de Três Lagoas sobe em ranking de transparência pelo 3º ano consecutivo

Ranking Câmara ficou em quarto lugar em MS
Ranking Câmara ficou em quarto lugar em MS | Divulgação

A Câmara Municipal de Três Lagoas (CMTLS) foi certificada com a medalha de prata pelo Radar Nacional de Transparência Pública, após avaliação do seu site e Portal da Transparência. Este é o terceiro ano consecutivo que o legislativo municipal é avaliado positivamente, consolidando sua posição de destaque no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), em parceria com a Associação dos Tribunais de Contas (Atricon).
A avaliação criteriosa incluiu mais de sete mil órgãos em todo o Brasil, sendo 164 em Mato Grosso do Sul, abrangendo esferas municipais, estaduais e federais. Em 2023, a Câmara Municipal de Três Lagoas obteve um índice de 59,21%, enquanto neste ano houve um avanço significativo, alcançando 81,69%. Com esse resultado, a Câmara subiu no ranking de transparência na divulgação de informações institucionais.
No contexto do Legislativo Estadual, a Câmara Municipal de Três Lagoas ficou com o quarto melhor índice de transparência entre as Câmaras Municipais do Estado, além da Assembleia Legislativa.
O avanço contínuo na modernização de processos, investimentos em tecnologia e capacitação do corpo técnico têm sido fatores essenciais para a melhoria contínua da certificação da CMTLS.
“Trata-se de uma importante certificação, que reconhece o esforço de nossos servidores e da Mesa Diretora na disponibilização e divulgação de informações acessíveis e claras para a população”, destacou o presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, prefeito eleito da cidade.
O Programa Nacional de Transparência Pública é promovido pelos Tribunais de Contas em parceria com a Atricon. O levantamento avalia rigorosamente o nível de transparência ativa em portais institucionais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, dos estados e municípios, além de órgãos como Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.
A transparência ativa se refere à disponibilização espontânea de informações pelo Estado, sem necessidade de solicitação, e se materializa por meio do Portal da Transparência. Já a transparência passiva diz respeito aos pedidos de acesso à informação.