Veículos de Comunicação

Folia segura

Campanha de prevenção a ISTs e HIV será realizada durante o Carnaval em Três Lagoas

Ação contará com distribuição de preservativos, testagem rápida e orientações sobre prevenção

Campanha de prevenção a ISTs e HIV será realizada durante o Carnaval em Três Lagoas
Campanha de prevenção a ISTs e HIV será realizada durante o Carnaval em Três Lagoas

Com a proximidade do Carnaval, a equipe do programa IST/AIDS de Três Lagoas realizará uma campanha educativa para reforçar a importância da proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o HIV. A ação terá início neste sábado (1°) e seguirá até segunda-feira (3), com um consultório móvel próximo à Biblioteca Municipal, na Lagoa Maior.

De acordo com a coordenadora do programa, Natália Andrade, a campanha busca conscientizar a população sobre os riscos da exposição sem proteção, especialmente durante festividades. “O Carnaval é um período em que, por conta da emoção do momento e do consumo de álcool e outras substâncias, as pessoas podem se esquecer da importância da prevenção. Nosso objetivo é lembrar que existem várias formas de proteção disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde”, explicou.

Durante a ação, a equipe oferecerá preservativos internos e externos, gel lubrificante, testagem rápida para HIV e outras ISTs, além de orientações sobre a PrEP e a PEP, métodos de prevenção ao HIV.

A escolha do local para a campanha leva em consideração o fluxo de foliões na região. “Nosso consultório móvel estará estacionado ao lado da Biblioteca Municipal, próximo ao trio elétrico, para facilitar o acesso da população. Será uma oportunidade para aproveitar a festa com responsabilidade”, destacou Natália.

Segundo a coordenadora, a iniciativa tem tido boa adesão nos anos anteriores. “Muitas pessoas aproveitam para realizar testes rápidos e tirar dúvidas, principalmente aquelas que não conseguem ir ao programa durante a semana por conta do trabalho ou por vergonha”, afirmou.

A campanha reforça a importância da prevenção e do acesso à informação para um Carnaval mais seguro e saudável.