Veículos de Comunicação

Novembro azul

Campanha encerra com mais de 600 atendimentos

Unidades de saúde funcionam em horário estendido neste sábado (30)

Diversos exames são ofertados em Três Lagoas
Diversos exames são ofertados em Três Lagoas | Divulgação

As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas promoveram, ao longo do mês, diversas ações voltadas à campanha “Novembro Azul”. Durante o período, 600 homens passaram por atendimentos e realizaram exames nos 12 postos, que funcionaram em horários estendidos, incluindo sábados. A campanha tem como objetivo promover a saúde masculina de forma integral, oferecendo consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, atualização do cartão de vacinas, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exames laboratoriais e check-ups de rotina.As atividades se encerram neste sábado (30), com seis unidades de saúde abertas para atender o público masculino. As USFs dos bairros Interlagos, Jupiá, Parque São Carlos, Vila Haro, Paranapungá e Vila Piloto estarão em funcionamento das 7h às 11h.

A médica da Família, Maria Tereza Vasconcelos, que atua há cinco anos no posto do bairro Interlagos, destacou a importância de abordar a saúde mental masculina. “O foco do Novembro Azul costuma ser o câncer de próstata, mas aqui buscamos tratar o indivíduo como um todo, incluindo o emocional.

A depressão masculina é mais grave, e as tentativas de suicídio tendem a ser mais letais porque usam meios mais violentos. Estamos aqui para cuidar de tudo, desde dores físicas até questões emocionais. Se você tem dor de cabeça, tristeza ou dor no pé, venha nos procurar”, reforçou.

A médica estima atender entre 50 e 70 homens neste fim de semana e convida toda a população masculina de Três Lagoas, não apenas os moradores do bairro Interlagos, a participarem. “Geralmente, a nossa comunidade comparece em peso, mas o convite é para todos os homens da cidade cuidarem da saúde”, disse.

O motorista Paulo Rocha, de 35 anos, é exemplo de cuidado preventivo. Apesar da rotina de trabalho, ele procura estar em dia com os exames. “Sempre que possível vou ao posto ou hospital para fazer exames de rotina e evitar imprevistos no futuro. Acho essencial prevenir e manter tudo em ordem”, afirmou.

Rocha também destacou a relevância das ações da campanha. “Para quem trabalha em horário comercial, é ótimo que os postos estejam funcionando em horários estendidos, nos fins de semana e após as 17h. Isso facilita muito nossa participação”, concluiu.