Veículos de Comunicação

Novidade

Campus da UFMS de Três Lagoas pode se tornar independente

Transformação do campus da UFMS em universidade pode ampliar a oportunidade de ensino e inovação na região da Costa Leste

A direção do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas trabalha para transformar o local em uma universidade federal independente, com meta de aumentar a oferta de cursos, fortalecer a pesquisa e atender às demandas específicas da região.

O projeto vem ganhando força e foi debatido, inclusive, na sessão de terça-feira (7) da Câmara Municipal de Três Lagoas, onde o vereador Antônio Empeke Junior (PSDB), o Tonhão, defendeu a iniciativa como um marco para a cidade.

Esse é um sonho antigo, e temos conquistado muito ao longo dos anos, como os cursos de Medicina e Engenharia de Produção, e até mesmo o Hospital Regional. Agora, queremos também transformá-lo em Hospital Universitário”, destacou o vereador. A transformação do campus em uma universidade federal, chamada de Universidade Federal de Três Lagoas ou Universidade Federal da Costa Leste, traria uma nova estrutura administrativa e mais autonomia, impactando o desenvolvimento econômico e educacional de Três Lagoas.

A autonomia, de acordo com o parlamentar, permitiria à universidade oferecer cursos alinhados às necessidades locais, como Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Segundo Larissa da Silva Barcelos, diretora do campus de Três Lagoas, uma nova universidade no município traria a oportunidade de criar programas focados nos setores essenciais para a região, diminuindo a dependência de profissionais de outras áreas. Além de atender à demanda educacional e profissional local, Larissa destaca que uma nova estrutura contribuirá para a inovação na indústria regional, incentivando o desenvolvimento de tecnologias e práticas em áreas como produção, sustentabilidade e gestão de recursos naturais. Para a diretora, a iniciativa tem potencial de alavancar o crescimento educacional e econômico da região.

Para que o projeto avance, o vereador Tonhão fez um apelo para que toda a sociedade, inclusive a classe política e a imprensa, se mobilizem. “Se tivermos apoio de toda a bancada federal e mobilizarmos a sociedade civil, vamos conseguir transformar essa proposta em realidade”, afirmou o vereador, enfatizando a importância do engajamento popular e institucional na realização deste marco para Três Lagoas.