As queimadas atingiram a área de preservação ambiental conhecida como Cascalheira, em Três Lagoas, localizada às margens do rio Paraná. De acordo com a Defesa Civil municipal, o fogo se alastrou pelo local e, na tarde de terça-feira (1º), foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para conter as chamas.
No entanto, nesta quarta-feira (2), foi registrado novamente um foco de incêndio na região. O coordenador da Defesa Civil, João Luiz de Souza, explicou ao JPNews que a queimada começou nas proximidades de uma fábrica e da Usina Termoelétrica do Jupiá.
Diante da situação, ele acionou a equipe do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) e contou com a ajuda de voluntários da fábrica e da usina para conter as chamas. A ação inicial foi bem-sucedida, mas o fogo retornou, estendendo-se por cerca de 200 metros, alcançando uma estrada vicinal de acesso ao local. “A madeira é muito difícil de apagar, então ficam as brasas que, com a brisa e os ventos, liberam fagulhas, fazendo com que o fogo renasça”, explicou o coordenador.
A situação continua a ser monitorada, e esforços estão sendo feitos para controlar o incêndio e proteger a área de preservação ambiental. A Defesa Civil reforça que as ocorrências de incêndios devem ser registradas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.