A Prefeitura de Três Lagoas informou que, até novembro de 2024, foram registrados 446 casos de acidentes com escorpiões, uma redução de 37% em relação aos 702 casos no mesmo período de 2023. Apesar da queda, a presença desses animais continua preocupando os moradores.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a redução nos números não diminuiu a quantidade de reclamações recebidas, o que reforça a importância de manter a vigilância. O município, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou 461 visitas em residências onde foi relatada a presença de escorpiões, como parte das ações de controle e orientação à população.
Para reduzir o risco de acidentes, o CCZ recomenda manter a limpeza e evitar o acúmulo de lixo, folhas secas e entulhos; Vedar os principais acessos, como ralos, soleiras de portas e outras aberturas; Realizar o controle de baratas e cupins, que serve como alimento para os escorpiões; Verificar roupas, calçados, itens cama, mesa e banho antes de usar; Manter camas e berços afastados das paredes.
Ao avistar um escorpião, o recomendado é manter a calma e afastar-se lentamente. É importante observar onde o animal está para facilitar sua captura pelas autoridades competentes. A SMS orienta que, nesses casos, os moradores entrem em contato com o CCZ, pelo telefone (67) 3929-1803 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na rua Egídio Thomé, número 5.562, próximo ao Cinturão Verde. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
*Com informações da Prefeitura de Três Lagoas.