Veículos de Comunicação

Campanha

Ciclistas de Três Lagoas se mobilizam para doação de sangue antes do Carnaval

Grupo 'Desafio 365' organiza ação para ajudar a reforçar estoques do hemonúcleo local

Ciclistas de Três Lagoas se mobilizam para doação de sangue antes do Carnaval - Reprodução / TVC HD
Ciclistas de Três Lagoas se mobilizam para doação de sangue antes do Carnaval - Reprodução / TVC HD

O hemonúcleo de Três Lagoas está promovendo uma campanha de doação de sangue para reforçar os estoques antes do feriado de Carnaval. Um grupo de ciclistas da cidade, chamado ‘Desafio 365’, organizou uma ação solidária e se comprometeu a doar sangue nesta sexta-feira (28) e no sábado (1º), ambos no período da manhã. A iniciativa conta com a participação de aproximadamente 30 pessoas.

A assistente social do hemonúcleo, Jaqueline Amélia, explicou que o grupo procurou a instituição para organizar a campanha de forma estratégica, garantindo um número adequado de doadores antes do feriado. “Eles se organizaram e mobilizaram outras pessoas para ajudar a manter os estoques abastecidos. Estamos muito felizes com essa iniciativa”, afirmou.

O hemonúcleo de Três Lagoas funcionará até o sábado (1º), das 7h às 12h. Na segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, a unidade estará fechada, retomando o atendimento normal na quinta-feira (6).

Jaqueline ressaltou que, durante o Carnaval, há um aumento na demanda por sangue devido ao maior número de acidentes e emergências hospitalares. Atualmente, o tipo sanguíneo O negativo está com estoque reduzido e é uma das tipagens mais necessárias em casos de urgência.

A população em geral também está convidada a participar da doação. “Se conseguirmos abastecer os estoques neste fim de semana, evitamos a falta de sangue na próxima semana”, reforçou Jaqueline.

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis) e pesar mais de 50 quilos. Também é recomendado evitar alimentos gordurosos antes da doação e portar documento oficial com foto.