Com uma frota de veículos que já ultrapassa os 100 mil, Três Lagoas, cidade com 141 mil habitantes, enfrenta uma situação preocupante no trânsito. A intensa circulação de carros, motos e bicicletas tem resultado em um número crescente de acidentes, especialmente nas vias de maior fluxo, como a avenida Capitão Olinto Mancini, conhecida por sua boa estrutura e sinalização, mas onde a imprudência ainda é um fator de risco constante.
Três Lagoas continua crescendo como um polo econômico na região da Costa Leste, atraindo grandes empresas e estimulando o aumento da frota. Além dos moradores, o fluxo de mais de 10 mil pessoas que circulam na cidade diariamente pressiona ainda mais o trânsito. Segundo o Departamento de Trânsito, o maior problema está relacionado à imprudência, como o desrespeito a sinais de parada e excesso de velocidade em cruzamentos.
Bicicleta elétrica
Outro fator que tem gerado alerta é o aumento de acidentes envolvendo bicicletas elétricas, um meio de transporte que, embora esteja ganhando popularidade, ainda carece de regulamentação clara. A legislação específica para esse veículo deverá entrar em vigor em 2025, o que traz esperança para um trânsito mais seguro.
Para combater os acidentes, a cidade vem reforçando campanhas educativas e instalando novos radares em pontos estratégicos para reduzir a velocidade dos veículos, especialmente em áreas de grande circulação de pedestres. Além disso, Três Lagoas conta com 16 agentes de trânsito, que realizam fiscalizações frequentes e de caráter educativo-punitivo, ajudando a promover uma cultura de respeito no trânsito.