O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o programa Celular Seguro, destinado a ajudar foliões a proteger seus celulares contra roubo, furto ou perda durante o Carnaval. A iniciativa permite que os usuários bloqueiem seus aparelhos de forma prática, utilizando duas opções: Bloqueio Total, que desativa a linha e inutiliza o celular, e Modo Recuperação, que bloqueia a linha, mas mantém o IMEI ativo, facilitando a recuperação do aparelho pela polícia.
Para utilizar o programa, é necessário baixar o aplicativo disponível para Android e iOS e ter um cadastro no gov.br. Após a instalação, os usuários devem fazer login e aceitar os termos de uso. O app oferece três funções principais: cadastrar pessoas de confiança que podem registrar ocorrências em caso de problemas, registrar o telefone vinculado ao CPF do proprietário e criar ocorrências de roubo ou perda.
Caso o celular seja perdido ou roubado, a ocorrência pode ser registrada pelo usuário ou por uma pessoa de confiança, detalhando o que aconteceu. O aplicativo gera um protocolo que deve ser guardado para futuras interações com as instituições parceiras, permitindo a suspensão dos serviços ligados ao aparelho e a bancos.
Com o programa Celular Seguro, os foliões podem aproveitar a festa com mais tranquilidade, sabendo que têm uma ferramenta para proteger seus dispositivos.
*Com informações do Governo Federal