Em Três Lagoas, a média, por mês, de consumo de água por parte dos clientes da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), é de 700 mil metros cúbicos. O município tem uma produção de água considerada boa, conforme o gerente regional da empresa, Adilson Bahia.
Em Três Lagoas, a Sanesul tem 31 poços artesianos. Em outros municípios atendidos pela empresa, como Paranaíba, por exemplo, além dos poços artesianos, a água consumida vem da superfície também, diferente de Três Lagoas. “A produção diária dos poços em Três Lagoas é entorno de dois mil metros cúbicos por hora, e temos uma capacidade de exploração de três mil e quatrocentos metros cúbicos por hora. Só utilizamos, entorno de 65% da capacidade de produção. A Sanesul em Três Lagoas tem demanda para suprir um crescimento de atendimento dos clientes. Além disso, temos 11 mil metros cúbicos de reservação, o suficiente para atender a demanda da Sanesul no prazo de 15 a 20 anos”, comentou.
Atualmente, existem cerca de 52 mil ligações de rede de água ativas em Três Lagoas, somadas as não ativas, chegam a 60 mil ligações. Segundo o gerente regional da Sanesul, a qualidade da água em Três Lagoas é muito boa.
Em decorrência de interrupções em rede, Adilson ressalta a importância de reservatórios nos imóveis, conforme previsto em lei, para evitar transtornos, já que em alguns casos são necessárias intervenções de urgência.
Confira a reportagem abaixo: