Veículos de Comunicação

Saúde

Criança aguarda há mais de dois anos por cirurgia de estrabismo

Mãe relata dificuldades para conseguir cirurgia ao receber negativa do SUS

Uma criança de 7 anos, moradora de Três Lagoas, aguarda há mais de dois anos para realizar uma cirurgia nos olhos, necessária para tratar estrabismo. A mãe, Jéssica Fernanda, relatou ao Portal RCN 67 que, após longo período de espera, recebeu uma resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) informando que o procedimento não é oferecido.

Segundo Jéssica, o processo começou na unidade de saúde do seu bairro, de onde foi encaminhada ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). Após meses sem retorno, ela retornou ao local e foi informada de que os documentos haviam sido perdidos. “Ela simplesmente olhou para mim e falou: ‘Mãe, o procedimento não está arquivado. Não tem procedimento.’ Falei: ‘Como assim não tem procedimento?’ E disseram que eu teria que recomeçar tudo de novo com a minha filha. Refiz todo o processo e passei pelo médico novamente”, contou.

Posteriormente, a menina foi encaminhada à Clínica da Lagoa, onde a espera também foi longa. Mesmo depois de recorrer à Justiça, a mãe voltou ao CEM e, pela segunda vez, soube que os documentos tinham sido extraviados, exigindo o reinício do processo.

Na última tentativa, foi aconselhada a procurar a Secretária Municipal de Saúde e a informaram que o SUS não realiza a cirurgia necessária para sua filha. “Ela tem estrabismo, está em um olho e já passa para o outro. Há mais de dois anos estou esperando, para agora me dizerem que não podem fazer”.

A secretária municipal de saúde, Elaine Fúrio, informou em nota ao Portal RCN 67 que o procedimento não é oferecido pelo SUS, mas afirmou que o município tem feito esforços para viabilizá-lo. “Já estamos com um novo termo pronto e reserva para nova tentativa no ano que vem”, explicou.